
A odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária direcionada exclusivamente para o tratamento de crianças, adolescentes e pacientes especiais (portadores de deficiência).
Tem como objetivo preservar a dentição decídua, que é importante para o desenvolvimento ósseo e da face da criança.
A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e da mastigação nos primeiros anos de vida.
A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes “de leite” nascem, ou no máximo quando a criança complete o primeiro ano de vida.
A criança deve visitar o dentista de 6 em 6 meses, no entanto se existir um risco de cárie elevado esta periodicidade pode ser reduzida. O odontopediatra tem uma importância fundamental no atendimento da criança, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, para que a visita ao dentista não se torne uma tortura.
É fundamental que o odontopediatra tenha a capacidade de controlar a ansiedade e o medo da criança, proporcionando uma ambiente agradável e familiar.
Para o controlo da ansiedade, do medo e da dor pode ser necessário a utilização de uma medicação leve, normalmente sob a forma de sedação consciente com protóxido de azoto.